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Reduza os custos do seu estoque HOJE, aplicando estas 5 dicas!

Varejista conferindo suas mercadorias no estoque

No competitivo setor de minimercados e supermercados, a gestão eficiente do estoque é crucial para manter os custos baixos e os lucros altos. Aqui estão sete dicas práticas para ajudar você a reduzir os custos do seu estoque e otimizar suas operações:


1. Automatize a Gestão do Estoque

Utilizar um sistema de gestão de estoque automatizado pode ajudar a reduzir erros humanos, otimizar a reposição de produtos e fornecer dados em tempo real sobre o que está disponível. Ferramentas como o ERP podem integrar todas as operações de seu supermercado, desde as vendas até a gestão de estoque, proporcionando uma visão clara e precisa.


Essa visão irá te dar mais controle sobre as informações acerca dos seus produtos, tais como: data de validade, produtos com maior saída, produtos a vencer e muito mais. O ERP parece ser complicado, mas na verdade é um ajudante em tempo real, que pode ser um aliado do seu negócio e principalmente do seu bolso. Existem várias opções no mercado que podem te servir de forma total ou parcial, em sua grande maioria, precisam de um período de implementação, que significa ter algum profissional que te ajude a catalogar tudo no sistema.



2. Implementação do “Compre apenas o que você vai vender”

A estratégia Just-in-Time (JIT) visa reduzir o estoque ao mínimo necessário, recebendo produtos somente quando eles são oferecidos ou procurados para venda. Isso ajuda a reduzir custos com armazenamento e minimizar a quantidade de perda destes produtos. Segundo a Editora Comercial, a implementação do método pode reduzir os custos de armazenamento em até 30%. Uma baita economia, não é? Imagina só economizar R$30 a cada R$100 investidos?


Essa estratégia é utilizada há muitos anos por várias empresas do ramo de distribuição, venda e locação. Permite que você adquira EXATAMENTE o que seu cliente comprar de você. Essa estratégia evita que você compre mercadorias “demais”, que vão ficar mais tempo paradas no seu estoque, gerando custos de armazenagem, além da data de vencimento, que sempre joga contra o varejista neste caso.


3. Negocie com Fornecedores

Manter boas relações com seus fornecedores e negociar melhores condições de compra, pode resultar em economias significativas. Estudos dos varejo indicam que uma negociação bem executada pode render reduções de até 15% no valor total do pedido, ou até mesmo melhorar condições de entrega e pagamento, o que vai melhorar significativamente seu fluxo de caixa.


Traduzindo: Quando você desenvolve melhor a sua negociação com o fornecedor, suas condições de compra melhoram, o que te garante maior margem de faturamento e lucro! 

Ao contrário do que se imagina, seu fornecedor PRECISA de você, e precisa que a sua compra seja recorrente. Sim, eles atendem as grandes bandeiras dos supermercados e atacadistas, porém, o seu supermercado de pequeno ou médio porte representa quase 70% do volume negociado por eles mês a mês. Você sabia disso?


Além disso, o seu mercado mantém a economia local funcionando, gerando empregos e ainda facilita a vida do consumidor, que conta com seu comércio local para organizar seu cotidiano e abastecer sua casa com mantimentos e vários outros itens essenciais. 

Traduzindo: VOCÊ TEM O PODER PARA NEGOCIAR, basta entender que sua compra é MUITO importante para o fornecedor!



4. Divida seu Estoque em três categorias

Este é um método comum de organização que separa itens ou informações seguindo um grau de importância. Desta forma, você poderá separar e organizar os produtos do seu estoque com base em três diferentes grupos:


Leite, açúcar, pão, arroz e carnes bovinas (maioria)
Leite, açúcar, pão, arroz e carnes bovinas (maioria)


A: Itens de alta demanda e alto valor. (Produtos que saem bastante e tem um valor de compra relativamente alto)


Exemplo: Leite, açúcar, pão, arroz e carnes majoritariamente bovina, onde o valor agregado é mais alto que os demais.






Enlatados, biscoitos, macarrão, produtos de limpeza e bebidas
Enlatados, biscoitos, macarrão, produtos de limpeza e bebidas


B: Itens de demanda e valor moderados. (Produtos que tem consumo moderado e valor de compra também moderado)


Exemplo: Enlatados, biscoitos, macarrão, produtos de limpeza, bebidas não-alcoólicas, como refrigerantes, sucos, etc.






Vinhos, bebidas alcóolicas, queijo e utensílios de cozinha.
Vinhos, bebidas alcóolicas, queijo e utensílios de cozinha.


C: Itens de baixa demanda e baixo valor (Produto de baixa demanda e baixo valor de compra e revenda)


Exemplo: Vinhos ou outras bebidas alcoólicas, queijos importados, utensílios de cozinha, produtos gourmet e outros de uso específico.







Concentrar seus esforços de gestão nos itens A pode ajudar a maximizar o impacto das suas estratégias de redução de custos. A Editora de Gestão recomenda revisar a classificação do estoque regularmente para ajustar a estratégia conforme necessário.


5. Invista em Treinamento para sua Equipe

Uma equipe bem treinada pode fazer uma grande diferença na eficiência da gestão de estoque, por isso invista em treinamento contínuo sobre as melhores práticas de gerenciamento de estoque, recebimento e controle, negociação, atendimento e relacionamento com fornecedores e muito mais.


Você também faz parte da equipe e deve ser o profissional mais capacitado, capaz de resolver situações com inteligência emocional, equilíbrio e visão estratégica. Nós sabemos que nem tudo são flores, e é justamente por isso que você, como dono do negócio, deve ser o membro mais preparado do seu time.


Conclusão

Aplicar essas dicas pode ajudar a reduzir os custos de seu estoque significativamente e melhorar a eficiência operacional de seu supermercado. A implementação dessas estratégias requer planejamento e adaptação às necessidades específicas do seu negócio, mas os benefícios a longo prazo são inegáveis. Comece hoje mesmo a otimizar a gestão do seu estoque e veja a diferença que essas práticas podem fazer nos seus resultados financeiros.


Para ficar por dentro de mais dicas como essa, acesse nossos canais digitais e saiba mais sobre como pretendemos gerar uma Transformação no Varejo com tecnologia e experiência de mercado.


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