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6 dicas para comprar do jeito certo: Seu mercado faturando mais!

Writer's picture: Mobiis | Varejo + InteligenteMobiis | Varejo + Inteligente
Dicas para Comprar do Jeito Certo no Varejo
Consumidor feliz com variedade de produtos ofertados.

Existe uma forma de vender sem comprar? Em outros segmentos talvez, mas no ramo varejista, o processo de compra e venda é a parte fundamental para o crescimento sólido do seu negócio.



Saber comprar no momento certo, do jeito certo e com os fornecedores certos, faz toda diferença na hora de ofertar esses produtos na prateleira para o cliente final, sem contar que te dá mais margem para revender, além de melhorar a rotatividade do seu estoque (veja nosso post sobre a gestão inteligente de estoque). E hoje, vamos te dar 6 dicas para comprar do jeito certo, fazendo seu mercado faturar e crescer mais:


1. Você compra pensando no seu consumidor e só nele!

Você, com certeza, já foi em algum mercado no litoral, buscando sua bebida favorita, mas ao chegar lá, encontrou somente “a que tem”. Como isso fez você se sentir? Bom, isso aconteceu porque o dono do mercado comprou pensando no conforto financeiro dele e no que ele espera que seja o giro de produtos, e é nesse momento que ele perde para os grandes centros supermercadistas, que reúnem o máximo de variedade possível, agradando o consumidor com opções. 


Por mais que tenhamos um conhecimento sobre o mercado, suas movimentações e como acreditamos que nosso cliente se posiciona, a realidade é que as compras no varejo são baseadas na saída, aceitação e no giro dos produtos que nosso cliente compra. É necessário observar o que esse consumidor está buscando, para assim oferecer o melhor em qualidade, preço e disponibilidade, com o máximo da variedade possível de acordo com as suas condições.


2. Observe as falhas constantes, elas podem te prejudicar!

Você está enfrentando problemas constantes com o vencimento de um determinado produto? Está vendo que os clientes estão reclamando da qualidade de algum produto que você disponibiliza no seu comércio? Esse é um dos principais problemas enfrentados por varejistas de todos os tamanhos, e esses problemas têm mais relação com a compra correta do que você imagina.


Você precisa responder algumas perguntas antes de pensar em resolver essas questões, e aqui vão algumas delas:


  • Você está comprando com base em que? Como você consegue entender que o seu cliente quer aquele determinado produto?

  • Suas cotações com os fornecedores são baseadas em: Preço, Qualidade ou Disponibilidade?

  • Quais são os produtos prioritários para o seu consumidor final? Você está ofertando o que ele quer comprar, ou está ofertando o que você pode comprar para a sua loja?


Essas perguntas podem te ajudar a entender melhor a relação entre as falhas e o seu faturamento no final do mês, te preparando para uma retomada no crescimento do seu negócio.

3. Organize a casa!

Depois de identificar todas as falhas e pontos de melhoria, você conseguirá enxergar onde os ajustes precisam ser feitos, com isso, seus processos serão reorganizados, com o objetivo de minimizar ainda mais possíveis falhas. Para realizar essa ação, basta anotar o processo, de preferência em um local de comum acesso a todos os colaboradores. 


Desde uma folha impressa com o passo a passo nas áreas identificadas, como por exemplo no estoque, caixa e setor de recebimento, até na sua sala, para que você possa implementar essas melhorias em seu dia a dia também, otimizando sua produtividade. 


Um sistema de integração pode fazer isso por você, permitindo acesso geral de todos os colaboradores, existem várias ferramentas que podem te ajudar dessa forma, inclusive até nas suas compras.


4. Compare preços, negocie e faça compras conscientes!

Essa dica é quase universal quando falamos no comércio, não é mesmo? Comprar de forma consciente, entendendo a demanda do seu consumidor final, observando as oportunidades que apareceram durante a semana ou o mês, pode te dar vantagem competitiva em relação aos concorrentes e sempre ter disponível o que seu cliente busca.


5. Conheça seus fornecedores MUITO bem!

Anteriormente, você tinha um caderninho com os telefones de todos os fornecedores e isso se modernizou com a chegada do telefone, que hoje armazena o telefone de cada um deles, o que já agiliza muito o seu processo de compra. Mas para conhecer seus fornecedores é necessário ir além do básico, precisamos entender alguns pontos importantes que fazem total diferença na hora de adquirir mercadoria. Estes são:


  • Seu fornecedor está disposto a oferecer serviços além do básico?

  • Existe alguma política de qualidade implementada?

  • Como é a postura do seu fornecedor frente a problemas?

  • O prazo de entrega atende a sua necessidade ou ele costuma atrasar?

  • Como é o contato com esse fornecedor?


6. Use a tecnologia a seu favor!

Por mais que pareça complicado, o uso de tecnologia é o salto que seu negócio precisa dar para alcançar novos objetivos. Seu cliente busca agilidade nas respostas, velocidade no atendimento, soluções rápidas para seus problemas e muito mais inteligência de vendas da sua empresa. 


E para alcançar estes resultados, você precisa se concentrar em tarefas mais complexas que requerem seu conhecimento e sua habilidade, e utilizar a tecnologia para tudo aquilo que é trabalhoso e demorado. Por isso, utilize ferramentas tecnológicas para facilitar seu dia a dia, tais como:


  • Um sistema de gestão empresarial (ERP): Este servirá para te ajudar a controlar seu estoque, organizar fluxo de trabalho e caixa, além de entender melhor suas necessidades como um todo.


  • Sistema de Relacionamento com o Cliente (CRM): Este sistema irá te aproximar do seu cliente, enviando a ele mensagens, emails e promoções, além de facilitar a comunicação com o potencial cliente também.


  • WhatsApp Business: Essa é uma ferramenta que ainda é pouco utilizada nos mercados Brasil à fora. Uma ferramenta que pode te ajudar a falar com seu cliente de uma forma mais rápida, facilitando a comunicação de promoções e até um contato mais direto e humanizado com seu cliente.


  • Um sistema de cotação (APP): Uma ferramenta que te ajude a fazer as melhores compras, com os melhores preços, com as melhores condições, facilitando o seu processo de aquisição que é tão trabalhoso. Este talvez seja um dos mais importantes, que pode fazer com que você ganhe no mínimo 2h no seu dia, o que pode refletir em um aumento significativo do seu faturamento. Se quiser conhecer mais sobre esta solução, veja mais aqui.



Para ficar por dentro de mais dicas como essa, acesse nossos canais digitais e saiba mais sobre como pretendemos gerar uma Transformação no Varejo com tecnologia e experiência de mercado.

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